Tiki Tiki Tiki Tiki Tiki Post

23.06.2020

Buenos dias señorita! Há 57 anos o Jose falava essa frase pela primeira vez 🦜

 

                                                                                                                                        Walt e Jose

 

Há algumas semanas fiz uma enquete nos stories perguntando quem já tinha ido na Enchanted Tiki Room, ou melhor: Walt Disney's Enchanted Tiki Room! Não foi surpresa nenhuma que muitas pessoas que já foram à Disney responderam que nunca tinham ido na Tiki Room, e algumas outras me contaram que já foram e não gostaram, acharam sem graça. Eu amo essa atração! Em homenagem ao aniversário dela resolvi vir aqui em sua defesa e contar um pouco da história que a torna especial 💖

 

Pra falar sobre ela precisamos falar primeiro sobre a cultura tiki. A febre tiki começou na Califórnia nos anos 50, após a vinda de muitos soldados da II Guerra Mundial que serviram nas ilhas do Pacífico. Apesar da guerra eles tinham momentos de folga onde conseguiam aproveitar um pouco da cultura exótica das ilhas, e essas memórias que eles trouxeram consigo começaram a dar origem ao tiki. Digo que começaram a dar origem porque tiki não é a cultura de um lugar específico, mas é uma mistura de várias culturas (da Polinésia, Taiti, Havaí e outras) e da imaginação americana. Nessa época começaram a aparecer tiki bars que serviam drinks tropicais em um ambiente exótico e descontraído. Assim como a Disneyland, a cultura tiki era uma válvula de escape para um lugar de fantasia!

                                                                                                        Tiki Bar Don the Beachcomber nos anos 50

 

Agora pulamos para outro momento nos anos 50 quando Walt e sua esposa, Lillian, estavam de férias em New Orleans e entraram em uma lojinha cheia de souvenirs e objetos curiosos. O que mais chamou a atenção deles foi uma pequena escultura de um pássaro em uma gaiola dourada, que parecia comum, mas não era - o pássaro se mexia e cantava! Walt comprou o pássaro, levou para seus Imagineers e perguntou a eles se era possível gravar sinais em fita magnética que fizessem o bico do pássaro se mover. Assim nascia o conceito de Audio-Animatronics.

 

                                                                                                    Pássaro mecânico com movimentos de corda. Foto D23

 

Em 1959 o Havaí entrou na União como o 50° estado, o que aumentou muito a popularidade de restaurantes tropicais e tiki bars. Nada mais justo que a Disneyland tivesse um desses também, não?

 

A idéia era fazer um restaurante com um show tropical com pássaros, porém ela acabou sendo descartada porque a chance dos guests ficarem encantados no restaurante assistindo os pássaros era grande, e isso faria o giro de mesas ser baixo. Eles decidiram então que esse show seria uma atração. Na Disneyland até hoje é possível perceber alguns "vestígios" do projeto de restaurante, como os banheiros exclusivos da atração e fonte que fica no centro, que seria um coffee bar.

 

                                                                                                             Imagem conceito do restaurante. Foto D23

 

Para trabalhar na atração foram chamados nomes de Disney Legends como Rolly Crump, Marc Davis e Harriet Burns no design, Blaine Gibson nas esculturas, e ninguém menos que os Sherman Brothers na música! Além de compor a música (e os trocadilhos maravilhosos) da "Tiki Tiki Tiki Tiki Tiki Room" foram eles que sugeriram que houvesse um papagaio principal como apresentador. Walt gostou da idéia e decidiu que seriam quatro com diferentes sotaques: espanhol, irlandês, francês e alemão. A voz de Jose (espanhol) foi dada por Wally Boag, a de Michael (irlandês) por Fulton Burley a de Pierre (francês), por Ernie Newton e a de Fritz por Thurl Ravenscroft - que também foi a voz de inúmeros personagens, tanto nas animações quanto em outras atrações do parque sendo a mais conhecida a Haunted Mansion, onde ele faz um busto que canta.

 

                                                                                                                          Harriet Burns. Foto: Disney

 

                                                                                                 Rolly Crump com um de seus tikis em 2011. Foto: LA Mag

 

O que também diferenciava a Walt Disney's Enchanted Tiki Room das outras atrações era o fato de que ela não era propriedade da Disneyland, mas sim do próprio Walt Disney, por isso ela leva o nome dele. Para ver o show era necessário pagar 75 cents em um ingresso específico para ela! A Enchanted Tiki Room foi a primeira atração com Audio-Animatronics, e entre pássaros, flores e estátuas eram mais de 125 deles. Esse vídeo abaixo tem clipes da época que mostram o Walt falando com o Jose e o mais impressionante: os bastidores da Tiki Room com a sala de computadores que controlavam todos os Audio-Animatronics. Veja a complexidade que era essa atração e como ela era à frente do seu tempo! Essa sala de computadores precisava ser climatizada, o que fez da Tiki Room a primeira atração com ar-condicionado na Disneyland.

 

 

 

O sucesso foi tanto que em 1971 o Magic Kingdom já inaugurou a sua própria versão, mas com outro nome: Tropical Serenade.  Era quase igual à da Disneyland, apenas o pré-show era diferente. Em 1998 a Tropical Serenade passou por uma reforma e mudou de nome para Enchanted Tiki Room (Under New Management), e contava com a presença do Iago do Alladin e do Zazu do Rei Leão, que interrompiam o show e queriam modernizar a Tiki Room. Essa atualização é conhecida como sendo uma das piores que a Disney já fez. Em 2011, após um pequeno incêndio, a Tiki Room fechou para reforma e reabriu como a Walt Disney's Enchanted Tiki Room que conhecemos hoje, uma versão bem parecida com a original, apenas um pouco mais curta.

 

Outra curiosidade é que a Walt Disney's Enchanted Tiki Room é a única atração onde podemos comer. Então na sua próxima viagem para a Disney te convido a pegar um Citrus Swirl ou um Dole Whip e viajar à esse esconderijo tropical para apreciar esse luau encantado que é o berço dos Audio-Animatronics e um pedaço de história com fortemente conectado ao Walt Disney! 💖

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O Fome de Disney é um blog independente e não é mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesse site representam a opinião de seus autores. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.