Feliz 4 de Julho!

04.07.2019

Hoje, dia da independência dos Estados Unidos, vim falar sobre uma das atrações mais patrióticas do Walt Disney World!

 

O Victor sempre tentava me levar, mas as vezes que estávamos perto o horário da apresentação nunca coincidia com o nosso, e o fato de demorar 25 minutos também não me deixava muito ansiosa pra ir...

 

O Hall of Presidents começou a ser imaginado em 1957. 

 

 

                                                                  Fachada do Hall of Presidents no Magic Kingdom, réplica do Independence Hall na Filadélfia.

                                                                     O número do prédio é 1787, ano que a Constituição dos EUA foi assinada. Foto: Disney

 

 

Após o grande sucesso da Disneyland, Walt Disney e seus Imagineers começaram a pensar em uma expansão para a Main Street USA. A nova área se chamaria Liberty Street, e seria a recriação de uma rua típica na época da guerra da Revolução Americana de 1776. Uma das atrações da área seria o "Hall of Presidents of the United States", um show que contaria a formação dos Estados Unidos com citações de líderes famosos e terminaria com os 34 presidentes juntos no palco. 

 

Liberty Street nunca foi construída, mas as idéias para a atração continuaram sendo desenvolvidas. Primeiramente os presidentes seriam representados por bonecos de cera, mas Walt queria que eles fossem realistas e pudessem levantar, gesticular e falar. O problema é que a tecnologia para trazer esses bonecos à vida ainda não era viável, e para mudar isso Walt precisaria de patrocinadores. 

 

Os preparativos para a Feira Mundial de Nova Iorque de 1964-65 estavam começando e era uma grande oportunidade para transformar o Hall of Presidents em realidade. A atração foi rebatizada de One Nation Under God e a equipe de Imagineers fez uma apresentação para possíveis patrocinadores, como a Hallmark e a Coca-Cola, que gostaram da idéia mas não gostaram de quanto ela ia custar!

 

Foi aí que eles se deram conta que para convencer os patrocinadores eles precisavam fazer um presidente! Walt pediu que fizessem alguns bustos de presidentes com o realismo que eles queriam para a atração, começando pelo presidente Abraham Lincoln.

 

Um molde da cabeça do Licoln, feiito em 1860 foi a referência usada pelo escultor Blaine Gibson para fazer o busto. No verão de 1961 os Imagineers já haviam conseguido fazer uma figura que levantava de uma cadeira, mas o projeto ainda tinha muitas dificuldades para enfrentar. Os imagineers Bob Gurr e Roger Broggie foram chamados pelo Walt, que queria que o boneco tivesse metade do peso e o dobro de movimentos, algo bem difícil para a figura de Licoln, que era alto e bem magro!

 

Em abril de 1962, Walt levou um dos responsáveis pela feira, Robert Moses, para conhecer Licoln, que para a sua surpresa se levantou e apertou a mão dele. Isso deixou Moses encantado e ele disse que fazia questão que One Nation Under God estivesse na feira. Infelizmente o tempo foi passando e eles foram encontrando dificuldades técnicas que não permitiriam que a atração acontecesse com os 34 presidentes como eles imaginaram primeiro, então eles focaram em terminar apenas o Licoln.

 

Após dois anos procurando um patrocinador, eles finalmente conseguiram! Moses ficou sabendo que o Estado de Illinois, onde Abraham Lincoln começou sua vida política, ia ter um pavilhão na feira, foi a combinação perfeita!

 

                                                                                                         Great Moments With Mr. Lincoln. Foto: Disney

 

A atração Great Moments With Mr. Lincoln foi o maior sucesso da feira! A popularidade era tão grande que no ano seguinte uma versão da atração foi inaugurada na Disneyland.

 

Em dezembro de 1966, Walt Disney faleceu, mas a idéia do Hall of Presidents continuava viva entre os Imagineers. Os anos foram passando e os Audio-Animatronics, como são chamados os robôs da Disney, foram ficando cada vez mais avançados. 

 

Com o início do planejamento do Walt Disney World, os Imagineers acharam que seria o momento ideal para colocar esse sonho em prática. O parque Magic Kingdom, que seria uma uma versão aumentada da Disneyland, incorporou a maioria das áreas temáticas (Fantasyland, Adventureland, Frontierland, Tomorrowland, Main Street USA), mas não New Orleans Square, devido à proximidade de Orlando com a cidade de New Orleans. Aí voltou o conceito da Liberty Street, que virou o que nós conhecemos como Liberty Square! A pesquisa feita para conseguir acertar o tamanho, o porte e a postura dos presidentes foi imensa! Blaine Gibson, o mesmo que esculpiu o busto de Abraham Licoln, ficou responsável por criar o restante dos presidentes.

 

No dia 1 de outubro de 1971, dia da abertura do Walt Disney World, foi finalmente inaugurado o Hall of Presidents. 

 

                                                       O Grande Selo dos Estados Unidos da América. O Hall of Presidents é o único lugar além da Casa Branca

                                                                   que tem esse selo e isso precisou passar por votação no Congresso. Foto: Fome de Disney

 

O show começa com um filme exibido em cinco telas que começam na convenção da Filadélfia, seguida pela Guerra Civil e pelo progresso que aconteceu depois da guerra quando os Estados Unidos se tornaram uma nação realmente unificada. Então o filme se volta pro futuro e fala sobre como os novos líderes devem estar comprometidos com a constituição, a última cena era da decolagem do foguete Saturn V (hoje substituído pelo ônibus espacial Columbia). O filme acaba e uma cortina se ergue para revelar todos os presidentes da história dos Estados Unidos, que são chamados em ordem cronológica. Cada um responde ao chamado com um aceno de cabeça ou de mão. Os presidentes falam entre si, e então Abraham Lincoln se levanta e discursa. Na época da inauguração o último presidente era o Richard Nixon. Com o passar do tempo cada novo presidente é adicionado ao palco. O Bill Clinton foi primeiro presidente em exercício a dar voz ao próprio animatronic, o que se repitiu com os presidentes que o seguiram: George W. Bush, Barack Obama e Donald J. Trump.

 

 

                                                                                   Todos os presidentes no palco. Foto: Disney

 

É realmente muito emocionante! Ver todos os presidentes ali juntos no palco e o discurso de progresso e projeto de um país cada vez melhor. E claro, é muito emocionante ver os americanos assistindo e ver o respeito e emoção que eles sentem pela história deles!

 

A sala de espera da atração também é muuito legal! É um mini museu cheio de objetos pessoais dos presidentes e primeiras-damas. O tempo passa muito rápido quando estamos lá.

 

Virou uma das minhas atrações preferidas! Vale muito a pena conhecer!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O Fome de Disney é um blog independente e não é mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesse site representam a opinião de seus autores. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.